A Equotepia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O método utiliza o cavalo por sua docilidade e semelhança dos movimentos com o corpo humano, o que permite ao praticante uma interação e aprendizado com satisfação. O animal permite ao praticante uma seqüência de movimentos que podem chegar a 2225 estímulos em uma sessão de 30 minutos.
Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar, com método divido em quatro fases de atendimento. É composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicóloga, monitores e tratadores, a fim de promover o desenvolvimento nas áreas de saúde, educação, social e auto-estima.
As patologias atendidas na Equoterapia são as mais diversas, compreendem desde síndromes, seqüelas como paralisias, Parkinson, Síndrome de Down entre diversas outras. Em todos os casos são observados benefícios e melhora na qualidade de vida dos praticantes.