A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural e educacional, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, que tem foro e sede no município onde estiver situada, com autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas.
A APAE integra-se, por filiação, à Federação Nacional das APAEs, da qual recebe orientação, apoio e permissão para uso do nome, símbolo e sigla APAE, cujo estatuto adere e cuja superviso se submete. Legalmente, associação é o grupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos comuns sem a finalidade lucrativa.
O atendimento da APAE possibilita a reabilitação de pessoas com deficiência promovendo o seu desenvolvimento psico-sensório-motor atenuando os possíveis agravos que poderiam surgir da ausência dos tratamentos clínicos especializados, caso do acompanhamento dos recém nascidos.
O processo de atendimento não se limita à manutenção da criança com deficiência na APAE, mas possibilita sua inclusão, de acordo com sua evolução cognitiva, na escola regular com a oportunidade de vencer as etapas da alfabetização na companhia de estudantes das diversas escolas regulares da cidade.
Além da inclusão escolar, a APAE realiza a inclusão no mercado de trabalho, a fim de promover a autonomia social da pessoa com deficiência dentro de suas possibilidades, planos que constam no Projeto Águia, que organiza as principais ações da APAE.A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipatinga realiza ainda um trabalho que aproxima as famílias e comunidade para motivar o melhor conhecimento da causa da pessoa com deficiência e contribuir para a manutenção e crescimento do atendimento.